Fotos do Projovem Urbano

Fotos do Projovem Urbano

ACESSE: www.visitedores.com

PHOTO GALLERIES

RSS Filter

RECENT ACTIVITY

CONHEÇA A CIDADE DE NOSSA SENHORA DAS DORES


"A cidade é conhecida como o oásis da entrada do sertão pelo grande número de nascentes que possui".

A cidade de Nossa Senhora das Dores localiza-se a uma latitude 10º29'30" sul e a uma longitude 37º11'36" oeste, estando a uma altitude de 204 metros. Sua população estimada em 2007 era de 23.800 habitantes. Fica a 70 km de Aracaju e a 392 km de Salvador. Possui uma área de 482,6 km².

A cidade de Nossa Senhora das Dores, distante 70 quilometros da capital, é considerada o Portão do Sertão Sergipano, zona divisória entre o sertão e o litoral. Banhado pelo Rio Sergipe, o município possui dezenas de nascentes e um clima ameno e convidativo. É conhecido, em decorrência disso, como um oásis na entrada da região mais seca do Estado. O Rei do Cangaço, Virgulino Ferreira, o Lampião, também faz parte da história de Dores, onde foi aberto o único processo judicial contra ele.
Por muitos anos Dores foi o maior pólo de referência da região, tanto na produção agrícola, quanto na diversidade do comercio. A feira, uma das maiores da redondeza é realizada às segundas, atraía pesoas e feirantes de diversos municípios do Estado, o que acontece até hoje.
A cultura do algodão cresceu muito no início do século XIX e a agricultura ganhou destaque, passando a ser uma das principais fontes de renda da população. Hoje a agricultura temporária de milho, feijão e mandioca - com casas de farinha que suprem o mercado local - garante a subsistência dos moradores. Permanentemente o município produz também banana, laranja, coco e manga.
Com o fim da Segunda Guerra Mundial (1945), a cultura do algodão entrou em decadência e a agricultura voltou a crescer. Houje o município destaca-se por abrigar o 6º reabanho bovino do Estado, abatendo por semana cerca de 200 reses para abastecer o mercado local e de outros municípios.

Fonte: Cinform Municípios

 

 

        

Esse blog tem como o objetivo fornecer o registro das atividades do Núcleo 2 - Hozana Azevedo em Nossa Senhora das Dores (SERGIPE). Será um contato a mais para educadores de Sergipe e de outras regiões onde tem o Projovem. A troca de experiência é de suma importância e a integração de ideias fazem com que o Projeto com outros profissionais beneficie os inúmeros jovens que infelizmente tomaram caminhos conturbados na sua vida, mas que acreditam firmemente nos seus sonhos de concluirem os seus estudos ao darem o primeiro passo nesse projeto do governo federal.
Por favor explore ao máximo esse blog e por favor faça seus comentários se achar necessário!
Vamos trocar experiências!
Abração.


EDUCADORES:
Cristiano - Ciências Humanas
Elisangela - Inglês
Josimário - Matemática
Maísa - Língua Portuguesa
Roselúcia - Ciências da Natureza
Regina - Participação Cidadã

QUALIFICADORES PROFISSIONAIS:
Advanúsia - Turismo e hospitalidade
Carlos - Agroextrativismo
Ledsnaide (Lady) e Aparecida (Cida) - Serviços Pessoais
Walber - Telemática (informática)
Raul - Construção e ReparosFinalidade do Projovem

O ProJovem Urbano tem como finalidade primeira proporcionar formação integral aos jovens, por meio de uma efetiva associação entre:

• Formação Básica, para elevação da escolaridade, tendo em vista a conclusão do ensino fundamental;
• Qualificação Profissional, com certificação de formação inicial;
• Participação Cidadã, com a promoção de experiência de atuação social na comunidade.

Nessa perspectiva, o Programa tem como finalidades específicas:

• a re-inserção dos jovens no processo de escolarização;
• a identificação de oportunidades potenciais de trabalho e a capacitação dos jovens para o mundo do trabalho;
• a participação dos jovens em ações coletivas de interesse público;
• a inclusão digital como instrumento de inserção produtiva e de comunicação;
• a ampliação do acesso dos jovens à cultura.

Para quem (Público-alvo)

O ProJovem Urbano destina-se a promover a inclusão social dos jovens brasileiros de 18 a 29 anos que, apesar de alfabetizados, não concluíram o ensino fundamental, buscando sua re-inserção na escola e no mundo do trabalho, de modo a propiciar-lhes oportunidades de desenvolvimento humano e exercício efetivo da cidadania.

Gestão Compartilhada

Para viabilizar a concepção interdimensional do ProJovem Urbano, é necessário que sua gestão seja inter-setorial e compartilhada pelos órgãos de administração de políticas de juventude, educação, trabalho e desenvolvimento social, em todos os níveis de implementação.

Nesse sentido, um aspecto crucial é a criação/implementação/potencialização de instâncias da juventude, tais como secretarias estaduais, municipais e do DF de juventude e conselhos que possam promover a transversalidade da política e dar sustentação às coordenações locais para articular, nesses níveis, as diferentes dimensões do ProJovem Urbano.

Os resultados da avaliação do Programa Nacional de Inclusão de Jovens: Educação, Qualificação e Ação Comunitária - ProJovem oferecem indicações no sentido de que, sem desconsiderar a perspectiva intersetorial, a escola seja o locus obrigatório de funcionamento do ProJovem Urbano.

 

THIS GROUP CONSISTS OF

MOST ACTIVE MEMBERS

  • Cristiano
RSS

UPCOMING EVENTS

(This area will display upcoming events as they approach on the calendar)

 

Join this Group Now!

Forgot Password?

PROJOVEM N. S. das Dores (SE) - Núcleo 2 Hozana Azevedo
Powered by Groupsite.com

Visibility Limited Membership By Invitation or Approved Request Default Profile Social

Your Status Not Logged-In